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No Virya temos por objetivo promover a transferência do treinamento para o bem-estar cotidiano e o desempenho esportivo. O foco de nossas aulas é desenvolver aprendizagem motora através de exercícios que associam força e coordenação para que nossos alunos encarem as demandas do dia-a-dia.

Acreditamos que o corpo do nosso aluno é um sistema de aprendizagem e não um sistema de alavancas mecânicas. Os tecidos corporais são extremamente responsívos e capazes de “resolver problemas”. A hierarquia clássica do cérebro como controlar e regente é subsituída por em inteligência integrada ao corpo. Essa mudança de paradigma advem das reflexões sobre os sistemas complexos e da teoria ecológica aplicada ao treinamento. A pedagogia também precisa ser repensada neste processo e esta faz parte das discussões em torno da aprendizagem diferencial.

Por último utilizamos tecnologias e equipamentos que possibilitam essa nova prática. Através da parceria com a marca Flywheel Training desenvolvemos equipamentos isoinerciais, banquetas, coletes, racks e isoplates para facilitar o treinamento dos exercícios iso e semi-isométricos que fazem parte do repertório de exercícios.

Avaliar a eficácia do treinamento de forma longitudinal demanda recursos e método específicos. Plataformas de força e acelerômetros são necessários neste processo.

Sistemas complexos

Força e resistência não são entendidas aqui como capacidades distintas, são entidades que se expressam por sinergia e cooperação entre as partes do corpo para realizar movimentos sintonizados às demandas, portanto, com eficiência. Demandas cotidianas podem ser tanto as demandas funcionais do dia-a-dia quanto as forças e coordenação vividas no Esporte.

Teoria Ecológica

A Teoria Ecológica da Percepção e Ação nos revela que o movimento é fruto da interação Organismo – Ambiente e que o Ambinete nos fornece tudo que é necessário para que o ajuste do sistema motor ocorra. O movimento é desfecho tanto das oportunidades no ambiente quanto das habilidades do indivíduo.

Aprendizagem diferencial

A aprendizagem diferencial parte do pressuposto que o professor precisa se comunicar com um corpo integrado a um cérebro que representa um sistema de aprendizagem. O foco da instrução precisa ser externo, ou seja, está no layout dos exercícios e em comandos que induzam ao movimento. Ao inves de descrever parte por parte o exercício o professor pode demonstrar ou solicitar um desfecho do movimento.

Tecnologias

Junto com a empresa parceira Flywheel Training desenvolvemos equipamentos com carga variável – Isoinercial – e carga máxima (plataformas de isometria). Estes são recursos para ganho de sobrecarga mecânica para desenvolver sinergia, ganho de força estrutural em tendões e músculos em nossos alunos. ;

Avaliação Longitudinal

Avaliação deve ser individual e ter uma expressão ao longo do tempo. Um dos objetivos do treinamento é diminuir as oscilações do centro de massa durante as atividades cíclicas como a marcha e a corrida. Essa diminuição significa um implemento na estabilidade. Como avaliar se isso está ocorrendo conforme o program de treinamento for sendo desenvolvido? Acelerômetros de bolso e aplicativos específicos utilizados durante a prática ds atividades possibilitam isso.